O que é a recauchutagem de pneus?

noticia-renop-01

A recauchutagem é um processo através do qual podemos usar os nossos pneus velhos . Neste método, uma carcaça gasta de um pneu com boa qualidade estrutural é retirada e submetida a um processo no qual recebe uma banda de rodagem e borracha da parede lateral completamente renovadas. Depois disso, o pneu reformado é levado para um processo de cura no qual a nova borracha é vulcanizada à carcaça original e, portanto, o pneu adquire um padrão de piso recém-feito.

Ao longo dos anos, muito desenvolvimento ocorreu na indústria de fabricação de pneus em todo o mundo. Pneus de alto padrão estão sendo fabricados com tecnologias premium, para que possam ter um desempenho perfeito, não apenas em sua ‘primeira vida’, mas também em sua segunda e às vezes na terceira vida. Assim, junto com isso, a indústria de pneus reformados também está crescendo, à medida que carcaças de pneus mais resistentes, técnicas aprimoradas de reforma e compostos de borracha de alta qualidade estão sendo usados.

Um pneu recauchutado começa a sua vida como um pneu gasto. Há necessidade de recauchutagem quando você descobrir que o piso baixou para 2-3 mm ou se foi re-ranhurado anteriormente, ou se seu pneu está furado e precisa de conserto . Nestes casos, você precisa levar seu pneu a um técnico experiente que irá verificar e inspecionar o pneu para ver se ele está em condições de ser reformado. Se o especialista achar que está bom, você pode ir para a recauchutagem do seu pneu.

 

Vantagens da recauchutagem de pneus:

Existem várias vantagens de recauchutagem, tais como:

As recauchutagens são bastante seguras e hoje em dia estão a ser utilizadas em todo o tipo de veículos. Que sejam táxis ou caminhões, ônibus escolares ou veículos militares, a reforma está sendo usada em todos eles.
A recauchutagem é altamente amiga do ambiente. Quando os pneus existentes estão prontos para uso posterior, os fabricantes economizam espaço no aterro. Além disso, reduz a emissão de dióxido de carbono e economiza milhões de galões de óleo necessários para fabricar pneus novos. Portanto, quando reforma seu pneu velho em vez de comprar um novo, você desempenha um papel importante na economia de preciosos recursos naturais.
Existem muitos benefícios econômicos da reforma, pois os pneus reformados são menos caros em comparação com os novos. Isso definitivamente o ajuda a economizar uma quantidade considerável de dinheiro. Você pode reformar seu pneu velho pelo menos duas ou três vezes e isso o ajuda a economizar até 40% do seu dinheiro todas as vezes, porque se você for comprar um novo conjunto de pneus, ele custará quase o dobro do preço de um reformado.
O processo de recauchutagem não é responsável pelo espalhamento de grandes pedaços de borracha nas estradas e rodovias. De acordo com estudos recentes, isso ocorre devido a abusos, como quebra de pneus, causados ​​por acidentes na estrada, estilhaços e sobrecarga de pneus novos e reformados.
A recauchutagem permite que o pneu tenha o mesmo desempenho que um pneu novo, aumentando a vida útil do pneu. A carcaça pode ser reutilizada e novos degraus podem ser adicionados duas ou três vezes, dependendo do estado do pneu.
Porém, ao invés de todos esses benefícios dos reformados, eles não poderiam realmente decolar tão bem, pois a maioria dos consumidores tem uma impressão negativa sobre os pneus reformados.

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin